terça-feira, 19 de outubro de 2010

OS NOMES DE DEUS: CONHECENDO O SEU CARÁTER

O nome de Deus representa seu caráter. Deus se faz conhecer por meio de seu nome.

'E eu aparecerei a Abraão, a Isaque e a jacó, e como o Deus todo- poderoso; mas pelo nome o Senhor não lhes fui perfeitamente conhecido.(Êx.6.3).

A bíblia chama atenção para que o nome de Deus não seja tomado em vão.

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão"(Êx.20.7).

Chama, ainda, atenção para que o nome de Deus não seja profanado.

"E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante moloque; e não profonarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor"(Lv.18.21).

Temer a Deus é santificar o seu nome.



"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome"(Mt.6.9).

Diversos vocábulos hebraicos são usados na bíblia para identificar o verdadeiro Deus. Os nomes para designar Deus podem ser comuns ou exclusivos. Considerando a importância do caráter para os personagens bíblicos, muitos tiveram seus nomes trocados, evidenciando, assim ,uma junção ,entre o nome da pessoa e sua nova forma de vida.

Os nomes comuns para identificar a Deus são: El, El Elyon, Elohim. Esses termos são aplicados tanto para Deus como para anjos, deuses falsos e até juizes do Atingo Testamento. Os deuses pagãos da antiquidade eram conhecidos por esse termo na língua da época, que também era usado em relação a Deus.

El Berit ("Deus do pacto"): "Eu sou o Deus de betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela" (Gn.31.13).

El Olam ("Deus eterno"): "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fadiga? É inescrutável o seu entendimento" (Is.40.28).

El Ro 'i ("Deus que ver"): "E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?" (Gn.16.13).

El Elyon é também um termo comum para identificar a Deus, sendo que o mesmo é usado para governantes. Seu siquinificado é "Deus Altíssimo", e Melquisedeque adorava este Deus: "E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo" (Gn.14.19,20).

Já o termo Elohim era usado da mesma forma tanto para os judeus quanto para os pagãos, com o diferencial de que quando os judeus usavam esse termo faziam para identificar apenas um Deus,ou seja, o Deus verdadeiro. Já ops pagãos o usavam para todos os deuses que adoravam.

Os nomes exclusivos para Deus são para aqueles empregados na bíblia apenas ao Deus verdadeiro. O nome hebraico Shaday siquinifica "ser poderoso, forte e potente".
Encontramos com frequencia esse vocábulo sendo empregado no Antigo Testamento na época dos patriarcas:"E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jáco, como o Deus todo poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido".

Esse era nome adequado para o período dos patriarcas, pois os mesmo deveriam saber que o Deus que os impelia para tal obra só podia ser o Deus todo-poderoso: "Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abraão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso, anda em minha presença e sê perfeito" (Gn.17.1).

Já o termo Adonay ("Senhor" ou "Mestre") é um nome, e não simplesmente um pronome de tratamento. Os judeus evitavam pronunciar esse nome porque entendem que ele é sagrado, o mesmo acontecendo com Yahweh.

No Novo Testamento, Kyrios é equivalente ao Adonay do Antigo Testamento e, geralmente, é aplicado ao Senhor Jesus. Yahweh ("Senhor") é o nome pessoal do Deus de Israel. É escrito pelas quatro consoantes YHWH, conhecido por Tetragrama. Trata-se de um nome composto, o que quer dizer que esta foi a forma de Deus se manifestar ao seu povo sob diversos aspectos.

Ele apareceu para Abraão providenciando o cordeiro para o sagrifício com o nome de Yahweh: " E chamou Abraão o nome daquele lugar: O Senhor proverá; donde se diz até hoje: Monte de Deus se proverá" (Gn.22.14).

Quando Deus prometeu salvar os filhos de Israel das pragas do Egito e sara suas enfermidades ele se manifestou como Yahweh Rafá: "E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvido aos seus mandamento, e quadares os seus estatutos, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara" (Êx.15.26).

Nos dias dos juizes de Israel ele apareceu a Gideão como Yahweh Shalom: "Então Gideão edificou um altar ao Senhor, e chamou-lhe: O Senhor é Paz; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas" (Jz.6.24).

Para todos os que peregrinam sobre a terra ele se apresenta como Yahweh Ra 'ah: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" (Sl.23.1).

Na defesa do pecador ele aparece como Yahweh Tsidkenu: "Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será seu nome, com o qual Deus o chamará: O Senhor, justiça nossa" (Jr.23.6).

Na batalha contra o mal ele se apresenta como Yahweh Nissi: "E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O Senhor é minha bandeira"(Êx.17.5).

No Milênio ele será chamado de Yahweh Shammah: "Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor está ali" (Ez.48.35).











Nenhum comentário:

Postar um comentário